Saúde de Ilhéus orienta sobre a prevenção à dengue
Com o objetivo de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti em Ilhéus, a Secretaria de Saúde do município (Sesau) continua a orientar a população sobre a prevenção a dengue. Além do trabalho de campo - que visa identificar focos e destruir locais de proliferação da doença, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, através da coordenação de Endemias e do Grupo de Educação em Saúde da Dengue, tem feito um esforço concentrado de conscientização, diagnóstico e tratamento da doença.
Vale ressaltar a importância do esforço e das ações da comunidade, em geral, no sentido de observar possíveis focos do mosquito em vasos de planta, garrafas vazias, pneus velhos, entre outros recipientes. Em quintais e terrenos baldios, o risco de existência de larvas do inseto também é grande. Nesses casos, a Sesau recomenda à comunidade que denuncie, para que a equipe de combate vá até ao local realizar a vistoria. O contato pode ser feito durante todo o dia, pelo telefone 8881-4586, e, em horário comercial, no número 3234-3706.
De acordo com o coordenador técnico de Campo da Dengue, Rondinelli Santos, os agentes de endemias visitam os domicílios em todos os bairros da cidade, distribuem folhetos informativos, tampas para tanques e telas, além de orientar a população sobre o recolhimento de resíduos sólidos que podem virar depósitos de água parada e servir de local para procriação do mosquito.
A ação conta com o apoio das secretarias de Serviços Urbanos (Sedur) e de Educação (Seduc). Segundo Santos, essas atividades têm sido realizadas nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de planejamento estratégico para o combate à dengue. No entanto, a equipe, composta por 102 profissionais, também atua em outros pontos da cidade, como forma de evitar o surgimento novos focos. Hoje, estão em campo as equipes de educação, borrifação (fumacê), combate e de rotina.
Serão intensificadas, esta semana, as ações de conscientização comunitária e de combate à proliferação do mosquito da dengue, em parceria com associações de moradores e escolas das redes municipal e estadual de ensino. Desde o início do ano, diversas atividades foram realizadas com o objetivo de alertar aos moradores de Ilhéus, de modo geral, e, em especial, de algumas localidades da zona urbana, sobre medidas preventivas de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença.
Ajuda do Estado – O prefeito Jabes Ribeiro assegurou, junto ao Governo do Estado, o envio de um novo carro fumacê, dez costais para fumacê e funcionários que atuarão em visita às residências. Se somará aos esforços do município no combate à doença a chegada de novo equipamento que aponta o resultado do exame de contaminação pelo vírus da dengue em apenas 20 minutos, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença.